Covid: Rio aplica 2ª dose de reforço para pessoas a partir de 40 anos

Começou nesta terça-feira (21) na cidade do Rio de Janeiro a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para as pessoas a partir de 40 anos. A ampliação da imunização já havia sido decidida pela prefeitura antes mesmo do anúncio feito pelo Ministério da Saúde.

Mas, para comparecer aos postos, essa faixa etária precisa respeitar um intervalo de quatro meses, contado a partir do primeiro reforço.

A chamada quarta dose também vem sendo aplicada nos trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais. Até o momento, 43,3% desse público-alvo foi imunizado. Ainda de acordo com dados oficiais da prefeitura carioca, pouco mais de 69% da população em geral, a partir dos 18 anos, já recebeu a terceira dose contra a covid.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, quem recebeu dose única da Janssen no esquema básico de vacinação, precisa tomar duas doses de reforço, caso tenha de 18 a 39 anos. A partir dos 40 anos, a recomendação é para receber a quarta dose da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, fala da importância de atualizar o calendário vacinal.

Nas últimas semanas, o número de casos da doença vem aumentando. No dia 10, a média móvel de registros na capital chegou a 2.904. E ainda permanece acima de mil novas notificações por dia, enquanto em março e abril essa média móvel ficou abaixo de 100.

A taxa de positividade dos testes diagnósticos também segue em alta na cidade e chegou a 26% esta semana, momento em que há 154 pessoas internadas com covid na capital fluminense.

No estado, a taxa de positividade chegou a 30%, mas a requisição de leitos para internação por covid-19 continua baixa. A média diária está em 22 para UTI e igual número para enfermaria.
Saúde Rio de Janeiro Covid: pessoas a partir dos 40 anos já podem tomar 4ª dose no Rio 21/06/2022 – 15:25 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional covid-19 vacina contra Covid Rio de Janeiro terça-feira, 21 Junho, 2022 – 15:25 173:00
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: