SP lança programa de terapia celular no tratamento de câncer no sangue

O governo do estado de São Paulo lançou nesta terça-feira um programa de tratamento avançado contra o câncer com a utilização de terapia celular.

Dois novos centros de saúde, um na capital paulista e outro em Ribeirão Preto, vão produzir compostos para a terapia celular (CAR-T), que utiliza células T para combater o câncer de sangue.

A capacidade inicial de tratamento é de até 300 pacientes por ano. O programa faz parte de um acordo de cooperação entre o Instituto Butantan, a Universidade de São Paulo e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

De acordo com o governo do estado, esse tipo de terapia celular já se mostrou altamente eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer de sangue, como o linfoma e a leucemia linfóide aguda.

As novas unidades de São Paulo e de Ribeirão Preto serão equipadas com estruturas que permitirão a realização dos principais processos da nova tecnologia, como produção, desenvolvimento, armazenamento e aplicação da terapia celular.

A tecnologia celular (CAR-T) é um tipo de imunoterapia que utiliza linfócitos T, células do sistema imune responsáveis por combater agentes patogênicos e matar células infectadas. O tratamento consiste em retirar e isolar os linfócitos T do paciente, ativá-los, programá-los para conseguirem identificar e combater o câncer e, depois, inseri-los de volta no organismo do indivíduo. Todo o processo pode durar cerca de dois meses.

Com informações da Agência Brasil
Saúde Brasília 14/06/2022 – 23:59 Agência Brasil Beatriz Arcoverde
– Editora da Radioagência Nacional terapia celular CAR-T terça-feira, 14 Junho, 2022 – 23:59 1:58
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: