Dia Nacional de Anchieta

Essa data comemorativa é uma homenagem à José de Anchieta (1534 – 1597), padre jesuíta, natural das ilhas Canárias. José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553 com a missão de catequizar os povos indígenas, de acordo com os princípios do catolicismo.

Dirigiu-se à Capitania de São Vicente e ali atuou como catequista, defendia os indígenas dos abusos dos colonos e servia como intermediador nos conflitos que surgiam.

José de Anchieta foi um dos fundadores da cidade São Paulo e declarado beato pelo Papa João Paulo II, em 1980. De acordo com a Igreja Católica, padre Anchieta também é considerado o Apóstolo do Brasil.

Como herança, Anchieta nos deixou inúmeras obras, dentre as quais se destacam a “Gramática da Língua Brasília” e o primeiro “Vocabulário Tupi-Guarani”, livros especializados no idioma dos indígenas que habitavam o Brasil durante o período da colonização portuguesa. Além disso, escreveu poemas, crônicas sobre a vida colonial e peças de teatro.

Em 2014 foi canonizado santo pelo Papa Francisco e no ano seguinte, declarado co-padroeiro do Brasil, junto à Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara.

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indiíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.

Dia do Porteiro

Outros fatos que marcaram o 09 de junho:

9/6/1898 Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos.

9/6/1908 O rei Eduardo VII da Grã-Bretanha reuni-se com o Czar Nicolau II da Rússia à bordo do iate Real, ancorado no Mar Báltico. Esta foi a primeira reunião entre um czar e um monarca britânico.

9/6/1934 Walt Disney cria um novo personagem: o Pato Donald.

9/6/1940 A Noruega se rende aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

9/6/1970 A Universidade americana de Princeton premia Bob Dylan com um Doutorado Honorário em Música.

9/6/1974 Sai de circulação após 73 anos no Rio de Janeiro o jornal Correio da Manhã.

9/6/1993 O príncipe japonês Naruhito se casa com Masako Owada numa elaborada cerimônia religiosa xintoísta.

9/6/1999 Após 78 dias de intensos ataques aéreos da OTAN, a Iugoslávia e a OTAN assinaram um pacto delineando o caminho para um plano de paz para Kosovo.
Fonte: REDE JOTA FM

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: