Estudo mostra que vacinação contra covid trouxe ganhos para a economia

O investimento na vacinação em massa, contra a covid-19, no Brasil, trouxe um retorno de R$ 200 bilhões à economia do país, no ano passado. Isso é o que mostra o estudo sobre o impacto socioeconômico das vacinas durante a pandemia, encomendado pela farmacêutica Pfizer, e divulgado nesta quarta-feira.

Durante evento online, o pesquisador e professor da Fundação Getúlio Vargas, Gesner Oliveira, destacou que no país menos de10% das verbas destinadas ao combate à pandemia foram para a vacinação. Mesmo assim, trouxe um retorno importante e deve estar no topo da prioridade das políticas públicas.

Outro ponto destacado pelo pesquisador é que, apesar das mais de 600 mil vidas perdidas, nos primeiros quatro meses de 2021, 500 mortes foram evitadas, por dia, em todo o Brasil, devido à vacinação em massa. Nos quatro meses seguintes, o número de vidas salvas foi de 600 por dia.

Também presente no evento, a vice presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, destacou a importância da busca ativa nos municípios, e de preparar os profissionais, investir melhor nas campanhas de comunicação e incentivar, também, a imunização contra outras doenças.

A especialista ainda defendeu que o Brasil pode investir na vacinação nas escolas, como forma de aumentar a taxa de imunização. Para isso, ela sugere uma integração entre os ministérios da Saúde e da Educação.

O levantamento encomendado pela Pfizer mostra ainda que é preciso investir em mais vacinação para a população abaixo dos 19 anos. E, além disso, combater a desinformação e as fake news que impactam negativamente no número de crianças de 5 a 11 anos, que não foram imunizadas.

 
Saúde Brasília 08/06/2022 – 17:13 Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional vacinação contra covid-19 quarta-feira, 8 Junho, 2022 – 17:13 2:49
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: