Dia da Liberdade de Imprensa

O dia 7 de junho é marcado pela comemoração da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia.

 

A liberdade de imprensa constitui cerne de uma sociedade livre e democrática. Através da informação jornalística independente e sem censura, o povo pode avaliar corretamente os acontecimentos da vida pública. Para que isso aconteça, contudo, é necessário o respeito às limitações previamente estabelecidas.

A liberdade de imprensa é base para todo Estado Democrático. Através dela, o povo exerce seu direito de ser informado e participar da cidadania com consciência sobre a realidade pública. Por outro lado, por mais fundamental que seja, a liberdade de informação deve respeitar seus limites internos e externos, em especial o respeito aos direitos de igual hierarquia normativa.

7/6/1494 Assinatura do Tratado de Tordesilhas por D. João II, rei de Portugal, e Fernando e Isabel, rei e rainha da Espanha, pelo qual se delimitava a parte de Portugal e Espanha nos descobrimentos marítimos realizados e a realizar.

7/6/1654 Coroado Louis XIV – o “rei sol “ – rei da França.

7/6/1864 No meio da Guerra Civil Americana, Abraham Lincoln é nomeado, pelo partido Republicano, para concorrer para um segundo mandato como presidente.

7/6/1893 MOHANDAS K. Gandhi, um jovem advogado indiano, que trabalhava na África do Sul, se recusa a obedecer regras de segregação racial em um trem Sul africano.

7/6/1929 Nasce o Estado do Vaticano.

7/6/1948 O presidente Edward Benes da Tchecoslováquia prefere renunciar em vez de assinar uma nova constituição transformando o país em um estado legalmente comunista.

7/6/1948 Os comunistas tomaram o poder na Tchecoslováquia.

7/6/1955 Estréia na televisão americana ( CBS ) o show de perguntas “The $64,000 Question” , que distribui prêmios milionários.

7/6/1981 Aviões militares israelenses destroem as instalações de uma usina nuclear localizada no Iraque.
Fonte: REDE JOTA FM

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: