Aldeia Jaguapiru em Dourados completa 120 anos

O deputado Barbosinha (PP) usou a tribuna durante sessão desta terça-feira (7) para parabenizar os moradores da Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), território que completou 120 anos de existência. “Foi um evento tão marcante onde a nação Kaiowá, junto aos Terenas e aos Bororós celebraram a criação da aldeia com a entrega do documento que legitima aquela área como local tradicional indígena tão importante. Quero parabenizar e também aproveitar para pedir melhorias”, disse o deputado.

Em primeiro, o parlamentar falou que o acesso da estrada até a aldeia precisa ser pavimentado. “Rogo um esforço conjunto do governo e prefeitura para melhorar esse trecho. Iniciou-se um asfalto no anel rodoviário, que vai até o Hospital da Missão Kaiowá, mas que esse asfalto corte toda a extensão da aldeia, questão de 13 quilômetros. Além disso, a construção de uma Ceinf ou uma escola em período integral na Aldeia Bororó, porque as mulheres indígenas querem ter mais chances de trabalhar”, ressaltou.

Barbosinha ainda voltou a pedir atenção ao problema grave de falta de água na Jaguapiru. “Se pensar que 120 anos depois, com diversas etnias convivendo em harmonia, ainda enfrentam a falta de água, é um problema gravíssimo. Fizemos uma reunião na Sanesul há cinco meses e o assunto não avançou nada. Peço intervenção do Ministério Público, porque isso é questão de saúde indígena”, destacou.

Ao final, o deputado ainda sugeriu a criação de uma vila indígena, devido ao grande aumento populacional. “Quem sabe seja a hora de pensar em uma vila. Assim as casas não ocupam o espaço destinado à produção”, definiu.
Fonte: REDE JOTA FM

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: