Moda Sustentável. A natureza faz tudo!

Nos vestimos, calçamos, embelezamos. A indústria da moda é uma das que mais impacta no meio ambiente, mas também pode usar a sua força para promover mudanças positivas.

A Adidas, por exemplo, desde 2015 mantém parceria com a Perley, entidade que retira plásticos dos oceanos, dando destino novo ao que seria lixo ambiental.

Assim, iniciativas como essa leva ao consumo mais consciente com seus produtos feitos de forma mais sustentável e recebem o nome de “Primeblue”, o náilon feito do plástico retirado pela Parley dos oceanos e “Primegreen” para outros materiais feitos à partir do lixo reciclado que inclui restos de couro e borracha não virgem.

Existe um chamado para reavaliar a maneira como os produtos são criados e consumidos, atualizar os conceitos de sustentabilidade e levar a prática da economia circular às empresas.

DESTAQUE

  • Enquanto uma fazenda de 500 hectares de agricultura familiar oferece cerca de duzentas vagas de emprego, a de eucaliptocultura oferta apenas três;
  • O equivalente a 16 caminhões de lixo é o total de resíduos têxteis destinados ao aterro sanitário todos os dias na região do Brás, em São Paulo;
  • 47,1% das pessoas afirmam que sustentabilidade é muito importante para a decisão de compra e consumo.

Fontes: André Carvalhal e Reports.modefica

%d blogueiros gostam disto: