Exercício Terapêutico para Manter uma Mente Saudável

Exercício Terapêutico para Manter uma Mente Saudável

Procure um lugar confortável. Respire pausadamente, inalando o ar pelo nariz e exalando pela boca. Pegue uma situação desagradável de sua vida. Pode ser um pensamento, um fato, uma lembrança ruim. Imagine essa situação em uma tela mental, como se fosse uma fotografia, ou um filme acontecendo.

Tire as cores da cena, ou do filme. Deixe tudo em preto e branco. Se a cena vier como um filme, congele-a, para que se torne um quadro ou pintura.  Deixe esse quadro em que está o processo doloroso, sem brilho, fosco, desfocado, sem nitidez. Diminua o tamanho do quadro, ou da cena. Não o reduza a ponto que não possa ser visualizado. Distancie o quadro. Imagine o quadro distanciando-se de você.

Se o que causa o sentimento desagradável for um som (algo que alguém disse), diminua o volume deste som. Mude-o de lugar (se está vindo pelo ouvido direito, mande para o ouvido esquerdo, ou para a frente, ou para trás). Se o que causa o sentimento desagradável for uma sensação, proceda da mesma forma: mude a sensação de local, pois cada sensação acontece em algum lugar do corpo. Se ela parece sólida, transforme-a em líquida, ou gasosa, diminua a intensidade da sensação, mude a temperatura dela.

Agora confira como está o efeito em você, desta situação desagradável. É muito comum o efeito ter diminuído muito, ou já ter desaparecido. Repita mais umas cinco vezes o mesmo processo. Você perceberá que é mágico, rápido, poderoso. Faça isso durante uma semana, todos os dias e você terá uma mente mais saudável.

Abraços amigo.

%d blogueiros gostam disto: