BCE mantém política monetária e lança revisão estratégica

BCE mantém política monetária e lança revisão estratégica


Banco reafirmou sua promessa de manter os juros nos níveis atuais ou mesmo cortá-los. O Banco Central Europeu deixou sua política monetária inalterada nesta quinta-feira (23) e lançou uma “revisão estratégica” de sua meta de inflação e ferramentas.
Christine Lagarde, presidente do BC europeu, em imagem de arquivo
Francois Lenoir/Reuters
“O Conselho…decidiu lançar uma revisão da estratégia de política monetária do BCE. Mais detalhes sobre o escopo e cronograma da revisão serão divulgados em comunicado à imprensa hoje”, disse o BCE.
O banco reafirmou sua promessa de manter os juros nos níveis atuais ou mesmo cortá-los, ao mesmo tempo em que também compra títulos a um ritmo de 20 bilhões de euros por mês, até que a inflação na zona do euro avance para sua meta de pouco abaixo de 2%.
“O Conselho espera que os juros do BCE permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos até que a perspectiva de inflação mostre convergência de forma robusta para um nível suficientemente perto, mas abaixo, de 2% dentro de seu horizonte de projeção, e que tal convergência seja consistentemente refletida na dinâmica do núcleo da inflação”, disse o BCE.
O comunicado ficou efetivamente inalterado em relação a dezembro, sugerindo que uma estabilização nos dados econômicos da zona do euro foram considerados insuficientes para apertar a mensagem ultrafrouxa do BCE.
A atenção agora se volta para a entrevista coletiva da presidente Christine Lagarde, em que anunciará o escopo da revisão estratégica do banco. Ela durará meses e abordará tópicos que vão de meta da inflação a dinheiro digital e o combate a mudanças climáticas.
Com a decisão desta quinta-feira, a taxa de depósito do BCE, atualmente sua principal ferramenta de juros, permanece na mínima recorde de -0,50%.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: