Testemunhas podem colocar segurança nacional em risco, diz Trump

Testemunhas podem colocar segurança nacional em risco, diz Trump


Presidente dos EUA afirma que depoimentos de ex-secretários em processo de impeachment implicariam riscos à segurança dos EUA Donald Trump gesticula durante entrevista em Davos, na Suíça, em 22 de janeiro de 2020
Jonathan Ernst/Reuters
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira (22) que ele preferiria um longo processo de impeachment que incluísse depoimentos de autoridades, mas que isso implicaria riscos para a segurança nacional.
Ele fez o comentário para jornalistas na saída do Fórum Mundial Econômico em Davos, na Suíça. Ele também afirmou que gostaria de aparecer no Senado dos EUA para fazer sua própria defesa, mas que seus advogados provavelmente iriam evitar.
O presidente do Partido Republicano disse que cabe ao Senado decidir como gerenciar o processo, mas que ele gostaria que John Bolton, ex-conselheiro de segurança, e Mike Pompeo, secretário de Estado, testemunhassem.
“O problema com John Bolton é de segurança nacional. Ele conhece alguns dos meus pensamentos, ele sabe o que eu penso sobre líderes. O que se ele revelar o que eu penso sobre um determinado líder e não for algo muito positivo?”
Os senadores devem decidir vão destituir Trump depois de ele ter sofrido um impeachment em dezembro de 2019 pela Câmara dos Deputados, que é controlada pela oposição a ele.
As acusações são de abuso de poder e obstrução do Congresso, por pressionar a Ucrânia a abrir uma investigação sobre um rival doméstico, o pré-candidato democrata Joe Biden.
Trump disse ainda que ele gostaria que seu atual chefe de gabinete, Mick Mulvaney, testemunhasse, mas que ele não teria muito a acrescentar. O presidente citou ainda o ex-secretário de energia, Rick Perry.
Ele ainda disse que queria que Rudolph Giuliani, seu advogado pessoal, fizesse parte da equipe de defesa, mas isso poderia ser um conflito de interesse.
No entanto, salientou, ele deixará a decisão de convocar essas pessoas ou não para o Senado. Ele disse que vai assistir as sessões do julgamento.
Normas para julgamento de impeachment de Trump são acertadas; entenda as consequências
Acusações contra Trump
As acusações contra Trump aprovadas pela Câmara são as seguintes:
Abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contra a família de Joe Biden. Deputados consideraram a ação uma “interferência de um governo estrangeiro” em favor da reeleição de Trump em 2020;
Obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento (inclusive algumas que tinham sido intimadas) e por se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: