Economia avança 0,3% em outubro, diz monitor do PIB da FGV

Resultado positivo foi puxado pelo crescimento do consumo das famílias, segundo o levantamento. A economia brasileira cresceu 0,3% em novembro, na comparação com o mês anterior, segundo o Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), publicado nesta terça-feira (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na comparação com novembro de 2018, a expansão foi de 1,6%. Já no trimestre móvel encerrado em novembro, a economia cresceu 0,8%, ante os meses de entre junho e agosto.
O resultado de novembro ficou acima do registrado em outubro (0,1%), mas abaixo do verificado em novembro (0,4%).
Consumo das famílias puxa PIB
“O resultado positivo da economia em novembro, em comparação a outubro, foi influenciado pelo consumo, tanto do mercado interno quanto do externo, com crescimento do consumo das famílias e das exportações. Destaca-se que o crescimento do consumo das famílias está sendo impulsionado pelo aumento do consumo de serviços”, destacou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.
Segundo a FGV, o consumo das famílias cresceu 1,6% no trimestre móvel encerrado em novembro, em comparação ao mesmo trimestre de 2018.
Já o investimento, medido pela formação bruta de capital fixo, cresceu 4,5% no trimestre móvel, em comparação ao mesmo trimestre de 2018, com destaque para o aumento da participação do setor de construção.
A pesquisa ressalta, entretanto, que em novembro foi verificada a terceira queda consecutiva da taxa mensal do indicador, com a queda explicada, principalmente, pela retração de máquinas e equipamentos. “Tais resultados continuam sinalizando que a recuperação da economia está mais ancorada na expansão do consumo do que dos investimentos”, destaca Considera.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.

%d blogueiros gostam disto: