Empreendedores mudam a cara da periferia com produtos diferenciados

Empresários investem em negócios para mudar a experiência do consumidor das periferias. Empreendedores mudam a cara da periferia com produtos diferenciados
A periferia das grandes cidades concentra um público consumidor ansioso por novidades. E alguns empreendimentos estão mudando a experiência do consumidor. Eles oferecem ambiente confortável e produtos de qualidade para o morador.
Éder Barbosa montou na garagem de casa uma loja especializada em açaí, no final do ano passado. Ele oferece açaí cremoso de máquina, com ou sem açúcar, granola, frutas, creme de tapioca. Tudo servido em ambiente charmoso, com luminárias pendentes e paredes decoradas.
O empresário nasceu em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, e viu a oportunidade para empreender quando viajou para o exterior. “Comecei a pesquisar aqui na região, tinham outras lojas que trabalhavam com esse conceito de açaí soft, só que era privilégios de bairros mais nobres. Então falei: ‘quero trazer esse conceito pra cá, pra Itaquera, pra periferia'”, conta Éder.
Ele investiu R$ 40 mil para reformar, mobiliar e comprar a máquina de açaí. O desafio depois foi fazer o produto caber no bolso do consumidor da periferia. Ele diz que a aposta é ganhar no volume.
O copo de açaí custa a partir de R$ 6,90, com direito a três acompanhamentos e uma fruta. O negócio foi além das expectativas do Éder. Ele está vendendo 1500 copos e faturando R$ 14 mil. “Os empresários subestimam a periferia. Os comerciantes locais também. Então, eles acham que por ser na periferia, por ser um bairro mais pobre, tem que fazer algo simples. Mas não, o dinheiro e a economia circulam muito por aqui, a galera gosta de coisa boa”, explica Éder.
na Vila Curuçá Velha, também na periferia da Zona Leste de São Paulo, o destaque é a comida mexicana. O casal Alexandre Lima e Aline Gutierrez investiu R$ 12 mil para abrir o primeiro restaurante mexicano do bairro. “80% dos moradores trabalham no centro de São Paulo e têm acesso a esse tipo de culinária. Só que eles chegam onde moram e não têm mais esse acesso”, explica Aline.
Antes de inaugurar, os empresários fizeram cursos de empreendedorismo. Depois, estudaram o mercado e o público local. Eles identificaram três características para um negócio de periferia ter sucesso: preço baixo, porque o poder aquisitivo da região é menor; oferecer quantidade, pois o pessoal gosta de pratos bem servidos, e a qualidade. Além disso, tem uma palavrinha mágica pra qualquer tipo de negócio: diferenciação.
A casa onde funciona o restaurante é estilosa, decorada com sombreiros e máscaras mexicanas. Alexandre, um apaixonado por culinária, pesquisou receitas e temperos do país. Sem opções semelhantes na região, o cliente veio em peso. No primeiro mês de funcionamento, o restaurante faturou R$ 15 mil.
Açaí 61
Endereço: Av. Nagib Farah Maluf, 1085 – Itaquera
São Paulo/SP – CEP: 08250-550
Telefone: (11) 4117-4247
Rede Social: @acai61_oficial
RESTAURANTE MEXICANO DA RUA 7
Primeiro de culinária mexicana na periferia
Rua Guaraitá,264 – Vila Curuçá
São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Terça a Sábado das 18:00 às 23:00
Rede sociais: www.facebook.com/mexicanoderua
www.instagram.com/mexicanodarua7
Fonte: ECONOMI

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